ANS promove 4º encontro de avaliação das propostas de atualização do Rol

26.12.2019

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por intermédio da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), deu continuidade nos dias 17 e 18/12, às reuniões de análise das propostas de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (ciclo 2019-2020). Este é o primeiro ciclo de reuniões com a nova metodologia de atualização do Rol, cujas regras estão estabelecidas na Resolução Normativa Nº 439/2018.

Nos encontros, estão sendo avaliadas as sugestões de tecnologias em saúde submetidas no processo de atualização do Rol e consideradas elegíveis. Participaram das atividades os membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), os autores das propostas elegíveis e representantes de entidades representativas do setor. Ao todo foram avaliadas 12 sugestões que levaram em conta a viabilidade econômica, vantagens e fragilidades, além das formas de execução dos projetos.

Veja abaixo as tecnologias em saúde analisadas e as indicações de uso:

Dia 17/12
1. Balão intragástrico: Redução de peso em pacientes adultos com IMC maior ou igual que 35kg/m.

2. Biópsia Direta em Vias Biliares por Exame de Colangioscopia: Diagnóstico de lesões ou estenoses em vias biliares suspeitas de malignidade.

3. Capsula Endoscópica: Sangramento gastrointestinal de origem obscura, com negativa de diagnóstico através de endoscopia alta e colonoscopia.

4. Sistema integrado de fotoaférese: Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro (Aguda e Crônica).

5. Gastroplastia (cirurgia bariátrica) por Videolaparoscopia ou por via Laparotômica: Cirurgia bariátrica/metabólica nos pacientes com diabetes tipo 2, em pacientes obesos com Indice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34,9 Kg/m2.

Dia 18/12
1. Tomografia de Coerência Óptica – Glaucoma: Diagnóstico de glaucoma.

2. Cirurgia antiglaucomatosa via angular: Tratamento do glaucoma primário de ângulo aberto.

3. Fotovaporização seletiva a laser Hiperplasia Benigna da Próstata: Hiperplasia prostática benigna de alto risco que fazem uso de terapia anticoagulante/ antiplaquetária.

4. Neuroestimulação sacral – Retenção urinária: Pacientes com retenção urinária crônica não obstrutiva refratários a outros tipos de tratamento.

5. Adalimumabe: Terapia imunobiológica com adalimumabe para o tratamento de uveítes não infecciosa intermediaria posterior ou panuveítes com doença ativa devido à resposta inadequada aos corticosteroides ou em adultos com doença inativa que necessitem de redução/retirada de corticosteroides.

6. Carboximaltose Férrica: Carboximaltose Férrica, terapia de ferro endovenoso de alta dose para tratamento de anemia por deficiência de ferro em pacientes com insuficiência cardíaca.

7. Carboximaltose Férrica: Carboximaltose Férrica, terapia de ferro endovenoso de alta dose para tratamento de anemia por deficiência de ferro em mulheres grávidas (periparto) e pós-parto.

Fonte: ANS

Bauer Auditores Associados © Todos os direitos reservados | bauerauditores@bauerauditores.com.br | Fone (31) 3295-2837 | Fax: (31) 3295-2815