Garantias Financeiras e Ativos Vinculados – Cenário Atual e Alternativas

14.05.2015

O diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Reis Tavares, apresentou iniciativas que devem ser colocadas em prática a partir do ano que vem para aperfeiçoar questões financeiras e de ativos vinculados.
De acordo com ele, a ANS avalia como é feita a regulação em países com mercados similares ao Brasil e que considera a atuação do órgão adequada, mas que sempre há possiblidades de melhoria. Para isso, uma “conversa respeitosa” com as operadoras é o ideal.

Entre os planos que serão levados para aprovação da ANS estão, por exemplo, qualificação do plano de contas de receitas e despesas em diferentes carteiras, desenvolvimento de uma norma de governança corporativa, flexibilização para margem de solvência, revisão da Resolução Normativa nº 159, que dispõe sobre aceitação, registro, vinculação, custódia, movimentação e diversificação dos ativos garantidores das operadoras e do mantenedor de entidade de autogestão, e a criação de parâmetros para incentivos de transferências de carteira em regimes especiais.

A mesa foi moderada pelo presidente da Unimed Intrafederativa Inconfidência Mineira e diretor de Operações da Seguros Unimed, Helton Freitas, e pelo diretor Administrativo-Operacional da Federação Rio, Fábio Nasser Monnerat.

Fonte: Unimed do Brasil

Bauer Auditores Associados © Todos os direitos reservados | bauerauditores@bauerauditores.com.br | Fone (31) 3295-2837 | Fax: (31) 3295-2815