Planos de saúde realizaram 1,8 bilhão de procedimentos em 2022

04.08.2023

Informações detalhadas podem ser consultadas no painel Mapa Assistencial da Saúde Suplementar

Os planos de saúde realizaram 1,8 bilhão de procedimentos, entre consultas, exames, terapias e cirurgias em 2022. O número representa um aumento de 10,6% em relação ao total de procedimentos realizados em 2021, quando foram feitos 1,6 bilhão de procedimentos. Os dados estão disponíveis de forma detalhada no painel dinâmico Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Os exames foram os procedimentos mais realizados no ano, totalizado 1,1 bilhão de ocorrências (aumento de 10,2% em relação a 2021). Na sequência, vêm as consultas médicas, com 264,7 milhões (aumento de 12,7% em relação a 2021) e procedimentos odontológicos, com 184,5 milhões (aumento de 6,9% em comparação com o ano anterior). As internações somaram 8,8 milhões de ocorrências no ano, representando um aumento de 13,5% em relação a 2021. As terapias sofreram aumento de 7,3% e outros atendimentos ambulatoriais tiveram aumento de 15,6%, em comparação a 2021.

“Esse painel permite uma análise, ao longo dos últimos anos, da evolução da produção assistencial do setor e da frequência de utilização de serviços de saúde, que é um dos fatores que compõem as despesas assistenciais”, afirma o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

O Mapa Assistencial permite diferentes pesquisas de dados: por tipo de procedimento, por tipo de contratação do plano de saúde (individual ou familiar, coletivo empresarial e coletivo por adesão) e pela modalidade da operadora (autogestão, filantropia, seguradora, medicina de grupo, cooperativa médica, odontologia de grupo e cooperativas odontológicas).

A publicação é elaborada a partir das informações de produção de serviços de saúde encaminhadas periodicamente pelas próprias operadoras à ANS e considera o total de procedimentos realizados e informados à ANS pelo Sistema de Informações dos Produtos (SIP) da ANS (data de corte de 02/07/2023). As operadoras podem atualizar os sistemas da ANS retroativamente, dessa forma, eventuais reenvio de dados podem refletir em pequenas alterações nas estatísticas apresentadas na edição anterior. Já para a análise sobre utilização de serviços de saúde relacionados à pandemia de Covid-19, foram utilizados dados recepcionados na base do padrão TISS (Troca de informação da Saúde Suplementar).

A notícia pode ser lida na íntegra em: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/numeros-do-setor/planos-de-saude-realizaram-1-8-bilhao-de-procedimentos-em-2022

Fonte: ANS

Bauer Auditores Associados © Todos os direitos reservados | bauerauditores@bauerauditores.com.br | Fone (31) 3295-2837 | Fax: (31) 3295-2815