Sicoob reúne mais de 76 mil cooperados em assembleia e bate recorde do segmento

31.05.2023

A partir do investimento em tecnologia de ponta para expandir sua atuação em todo o Brasil, o Sicoob quebrou um recorde na quantidade de cooperados participando em uma única Assembleia Geral Ordinária (AGO). Mais de 56 mil cooperados conectaram-se de forma on-line e 20 mil estiveram fisicamente presentes na última reunião do Sicoob Credicitrus, uma das 339 cooperativas singulares que integram o Sicoob. O feito ocorreu em abril último e demonstra a capacidade de mobilização do cooperativismo financeiro tanto no mundo digital quanto no físico.
A reunião teve como pauta a prestação de contas da administração, bem como a apresentação dos resultados financeiros da cooperativa singular relativos ao exercício de 2022. De acordo com Marcos Lourenço Santin, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicitrus, diversos motivos levaram a esse sucesso em uma única AGO, entre eles a abrangência e a segurança da ferramenta sistêmica desenvolvida para a conexão remota dos cooperados. “A participação virtual foi realizada pelo aplicativo Sicoob Moob, criado para facilitar e incentivar o contato entre o cooperado e a cooperativa”, destaca Santin.
“Estamos em um momento muito favorável para a expansão do cooperativismo financeiro no Brasil, ampliando o protagonismo, já relevante, na indústria financeira. A sociedade vem percebendo a proposta de valor associada ao propósito cooperativista, voltado à promoção de justiça financeira e desenvolvimento socioeconômico. Hoje o Sicoob, que é formado por 339 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), atende a cerca de 9 milhões de brasileiros, dos quais 7,3 milhões como cooperados (donos de suas cooperativas) e 1,8 milhão de não-cooperados, diz Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob.
No cooperativismo, as assembleias são o momento mais importante quando se trata de empoderamento dos cooperados, pois é nelas que se delibera sobre os resultados da gestão e se definem as prioridades para o futuro. “A transparência e o senso de pertencimento, exercitados no processo assemblear, estão intrinsicamente atrelados ao modelo de negócios cooperativo. A participação do cooperado na avaliação e na definição dos rumos das cooperativas é uma oportunidade muito especial e de celebração em cada uma das nossas entidades”, comenta o executivo.

Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro

Bauer Auditores Associados © Todos os direitos reservados | bauerauditores@bauerauditores.com.br | Fone (31) 3295-2837 | Fax: (31) 3295-2815