CVM cobra empresas por mais proatividade

07.02.2014

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quer que as empresas de capital aberto sejam mais proativas em relação à análise de oscilações atípicas no valor de ações causadas por notícias que contenham informações ainda não oficiais.
A recomendação encontra-se em documento manual publicado pela autarquia e divulgado ontem, que tem como objetivo orientar as empresas abertas sobre os principais procedimentos que devem ser adotados em casos como envio de informações e interpretações da autarquia sobre a legislação.
Para a CVM, a administração de uma companhia e, em especial o diretor de relações com investidores, devem analisar o potencial impacto de noticiário que contenha dados ainda não divulgados oficialmente. E, se for o caso, a empresa deve manifestar-se de forma imediata sobre as referidas reportagens e não somente após o recebimento de questionamento da autarquia ou da BM&FBovespa.
“A decisão quanto à divulgação de atos ou fatos relevantes é da competência da própria administração da companhia, cabendo à CVM zelar pela qualidade das informações levadas a mercado, privilegiando a transparência e coibindo a assimetria de informações”, disse.
No documento, a autarquia também oficializou sua interpretação sobre o uso das redes sociais pelas companhias, reiterando sua posição de que redes como Twitter ou Facebook são complementares aos meios de comunicação já admitidos.

 
Fonte: DCI – SP e Portal Contábil SC

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