Gestão: Contabilidade de custos de hospital alagoano é referência no país

14.05.2014

A gestão da contabilidade de custos da Santa Casa de Maceió vem atraindo a atenção de importantes hospitais do país, entre eles a Santa Casa de Porto Alegre, reunidos em recente encontro da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Além disso, conforme destacou o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, os registros dessa área estratégica subsidiaram no ano passado as discussões sobre a remuneração do SUS em encontro de uma das comissões especiais do Congresso Nacional.

De igual forma, tais dados e as ferramentas de gestão adotadas pela Santa Casa de Maceió serão o cerne da palestra que Dácio Guimarães, responsável pela Gerência Financeira e Controladoria, realizará em Recife (PE) com gestores hospitalares da região.

O reconhecimento do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, ocorreu no último encontro do projeto Bate-papo com o Provedor, ocorrido em seu gabinete.

Periodicamente, o executivo reúne líderes e colaboradores de cada área do hospital para uma conversa sobre as dificuldades e facilidades verificadas na rotina diária de cada um no hospital. No bate-papo franco e aberto, o provedor estimula a todos a lançarem propostas de soluções viáveis para tais problemas, assim como procura ouvir a visão dos próprios funcionários sobre a instituição em que trabalham.

No encontro com a equipe da Gerência Financeira e Controladoria, o provedor lembrou outra importante missão do setor: acompanhar a glosa de procedimentos, reduzir ao máximo possível esse tipo de ocorrência e propor sugestões para que os diversos setores da área assistencial evitem erros que levem a esse tipo de falha.

A glosa é o não pagamento justificado de determinado procedimento hospitalar. Ou seja, a operadora de saúde ou o Sistema Único de Saúde pode se recusar a pagar o procedimento se não foi seguido o contrato estabelecido entre as partes. Cabe justamente à área de auditoria acompanhar e contra-argumentar os pedidos de glosa.

Um fato curioso em relação ao setor liderado por Dácio Guimarães é que ele é um dos que mais retém talentos. Em seus quadros há profissionais com mais de 40 anos de casa e que continuam trabalhando mesmo após a aposentadoria.

 
Fonte: Jornal Contábil

Bauer Auditores Associados © Todos os direitos reservados | bauerauditores@bauerauditores.com.br | Fone (31) 3295-2837 | Fax: (31) 3295-2815