PIB deve registrar ligeira retração no 3º trimestre, enquanto o crédito deve seguir em desaceleração

07.12.2023

Na agenda de indicadores, as atenções do mercado estarão voltadas para o resultado do PIB do 3º trimestre, que será conhecido na terça (5) e deve recuar após o bom desempenho no 1º semestre.

A expectativa é que o indicador mostre ligeira retração de 0,3% na margem, refletindo, sobretudo, a contribuição negativa do setor agrícola (fim da colheita da safra e impactos sobre as outras atividades), além de alguma moderação do setor de serviços, na ótica da oferta; e, a retração dos investimentos (FBKF) e a desaceleração do consumo das famílias, pelo lado da demanda.

Essa perda de fôlego da economia reflete, entre outros fatores, o fim dos efeitos positivos da super safra agrícola, a política monetária restritiva e a desaceleração da economia global. Ainda assim, o crescimento econômico deve ficar próximo a 3% no ano, o que é um resultado bastante positivo.

Fonte: Febrabran

Bauer Auditores Associados © Todos os direitos reservados | bauerauditores@bauerauditores.com.br | Fone (31) 3295-2837 | Fax: (31) 3295-2815