Unimed do Brasil cria Núcleo de Inteligência em Saúde (NIS)

18.03.2021

Diretoria Executiva aprova projeto que visa a mineração de dados com o objetivo de produzir informações estratégicas para aumentar a competitividade, por meio da saúde baseada em valor

O Sistema Unimed passará a ter um núcleo específico com Analytics e Big Data em saúde para muni-lo de informações estratégicas que promovam eficiência, otimização dos recursos de saúde, melhoria da qualidade assistencial, além da competitividade mercadológica e sustentabilidade dos negócios.

Idealizado em 2019 pelo presidente da Confederação, Orestes Pullin, o Núcleo de Inteligência em Saúde (NIS) tem como base uma experiência bem-sucedida encabeçada por ele na Federação Paraná – da qual também foi presidente. Essa ação, que vem dando frutos até hoje, inspirou a implementação de uma estratégia de dados com a retomada do projeto NIS pela Unimed do Brasil, que, após a priorização de demandas oriundas da pandemia, durante 2020, inicia 2021 com essa importante criação. “O fornecimento de dados estruturados é essencial para o reconhecimento de diferentes pontos de impacto na organização das cooperativas Unimed, tais como perfil epidemiológico da carteira, política de preços praticada no mercado e modelo de gerenciamento de rede”, explica Pullin.

O projeto foca na captura, organização e análise de dados assistenciais – provenientes de diversas fontes, incluindo o Registro Eletrônico de Saúde (RES) – a fim de produzir e fornecer informações às cooperativas que subsidiem decisões para validação de políticas, diretrizes e programas de saúde. Ele foi definitivamente aprovado em março, pela Diretoria Executiva da Unimed do Brasil, e segue na fase de execução.

Coordenado pela superintendência Executiva e pela Diretoria de Gestão de Saúde da Confederação, trata-se de uma iniciativa multidisciplinar que envolve um robusto grupo técnico de apoio, composto por gestores de áreas de Gestão de Saúde, Tecnologia da Informação, Inovação e Estratégia de TI, Registro Eletrônico de Saúde (RES) e o Núcleo Estratégico.

“Este projeto tem papel estratégico importante para as futuras gestões, com modalidade de execução permanente, ou seja, um eterno PDCA”, frisa o superintendente Executivo da Confederação, Rodolfo Garcia Maritano, comparando a execução do projeto ao processo de gestão de melhorias contínuas PDCA: planejar (P), fazer (D), checar (C) e agir (A).

Entre as principais entregas iniciais do NIS para o Sistema constam: identificação de clusters populacionais; estudos epidemiológicos; definição de plano estratégico para racionalização e alocação correta dos recursos de saúde; aplicação de ações preventivas em saúde baseada em “Internet da Coisas” (IoT) e Machine Learning.

Fonte: Unimed do Brasil

Bauer Auditores Associados © Todos os direitos reservados | bauerauditores@bauerauditores.com.br | Fone (31) 3295-2837 | Fax: (31) 3295-2815