WOCCU destaca importância de mulheres e jovens cooperativistas brasileiros

25.04.2023

O papel das mulheres e jovens no cooperativismo de crédito foi um dos destaques na recepção do Super Summit Sicredi 2023, conferência para mulheres e jovens que trabalham ou são membros do Sicredi. Em visita para participar do evento, a presidente e CEO do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), Elissa McCarter LaBorde, incentivou uma multidão de mulheres e jovens cooperativas de crédito brasileiras a aparecer e mostrar o melhor de si, conectando-se com diferentes culturas por meio da rede internacional à sua disposição.

“Vocês são uma parte muito importante desse movimento global de cooperativas de crédito e precisamos de todos vocês para nos ajudar a contar nossa história, para nos ajudar a argumentar que as cooperativas de crédito estão posicionadas de maneira única para promover a inclusão em todas as cidades pequenas, grandes ou ilhas dispersas em todo o mundo”, disse McCarter LaBorde.

Além disso, LaBorde trouxe para a pauta as mudanças e os desafios que o futuro reserva, incentivando os jovens a tomarem para si o protagonismo neste novo momento. “É fácil olhar para tudo isso como líderes do futuro e apenas erguer as mãos e dizer: ‘o que podemos fazer? O que posso fazer?’ Minha mensagem é que temos essa incrível rede internacional de cooperativas de crédito profundamente enraizadas em mais de 100 países. E o fato é que estamos fazendo algo. E você tem um lugar, uma rede, para poder fazer algo sobre muitos dos desafios sufocantes e desigualdades que enfrentamos”, destacou.

Ainda durante a visita, lideranças do WOCCU puderam conhecer a a estrutura da Fundação Sicredi, além da história e tradição do modelo cooperativo de crédito que já possui 120 anos de atuação no Brasil.

“A força do coletivo é o que norteia nossa jornada. Tivemos a oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a principal entidade do cooperativismo de crédito global, detalhando nosso modelo de organização em Sistema, que preserva a autonomia local das cooperativas ao mesmo tempo em que atua de forma unificada nacionalmente. Esperamos compartilhar boas práticas e gerar conhecimento para inspirar ainda mais a atuação das cooperativas filiadas ao WOCCU”, afirmou Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor da WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, que recebeu as lideranças no País.

Além da presidente do Conselho de Administração e da CEO do WOCCU, a comitiva em visita ao País ainda inclui Paul Treinen, vice-presidente; Andrew Price, vice-presidente Jurídico; Thomas Belekevich, diretor de Serviços; Mike Reuter, diretor executivo da Fundação WOCCU; Eleni Giakoumopoulos, diretora da Rede Global de Liderança Feminina (GWLN); Greg Neumann, diretor de Comunicação; Ukeme Falade, CFO do WOCCU; Joe Thomas, diretor de Mercados Futuros; e os diretores George Ototo, Charles Murphy, Rafal Matusiak, Jaime Chavez, Joseph Remy, Dallas Bergl, Jeff Guthrie, Linda Bowyer, Younsik Kim, Michael Lawrence, e Erin Mendez.

Equilíbrio
Falando um pouco sobre sua história de vida e como ela se entrelaça com o trabalho diante do WOCCU, LaBorde foi ovacionada quando questionada sobre como ela, casada e mãe de três filhos, equilibra vida e trabalho com um trabalho tão exigente. Diante da pergunta feita pelo público presente, ela salientou a importância de as mulheres do movimento buscarem acreditar em si mesmas, e não em um ponto de equilíbrio. “Se eu tiver que pegar meu filho na escola, vou ter que fazer e dizer que estou fazendo isso. Existem diferentes maneiras de liderar. E para mim, se vamos ter mulheres e homens profundamente envolvidos com suas famílias, o que sabemos ser extremamente importante, então precisamos reconhecer que precisamos acomodar a confusão da vida”, disse McCarter LaBorde. “Acho que modelar esse comportamento para os outros torna um pouco mais fácil para as mulheres aceitarem grandes empregos e nem sempre questionarem o novo emprego – ou dizer: ‘devo esperar até ficar mais velho e meus filhos também’? Porque essas oportunidades passarão por você se você não as aproveitar.”

Em quase uma hora de palco, McCarter LaBorde também falou sobre a importância das cooperativas de crédito para evoluir e se antecipar em temas como digitalização e finanças sustentáveis, destacando que o Sicredi é líder nas duas áreas e modelo para outros movimentos nacionais. Tal sentimento, foi repetido pela presidente do Conselho Mundial, Diana Dykstra. “Sei que todos os dias vocês, suas equipes e todas as suas cooperativas de crédito trabalham duro para mudar a vida das pessoas e quero agradecer a vocês por tudo o que fazem”, disse Dykstra.

Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro

Bauer Auditores Associados © Todos os direitos reservados | bauerauditores@bauerauditores.com.br | Fone (31) 3295-2837 | Fax: (31) 3295-2815